09-DEZ-2014

Prefeita Neide Recebe Topic 0km para transporte na saúde, outras conquistas virão nos próximos dias, lembra a prefeita.

09 DE DEZEMBRO DE 2014
Mais uma conquista da prefeita Mireinde Pinheiro (Neide), vai levar uma visível melhora no transporte de pacientes para a policlínica na cidade de Icó, sendo através de convênio entre este município, e mais outros como: Orós, Cedro, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim e Baixio.
Umarí recebeu na última terça feira dia 9 uma moderna e confortável Topic com ar-condicionado e capacidade para 18 pessoas, para transportar os pacientes que são enviados ao CEO Eduardo Peixoto de Medeiros e para a policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes, sediados em Icó. Segundo fomos informados, o veículo custou em media 163 mil, e foi fruto da parceria entre governo federal estadual e municipal.
Estes dois centros de saúde juntos oferecem vários exames a um universo de mais de 160 habitantes, nas áreas de: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, além de atendimento em enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, assistência social e ouvidoria.
A população terá também acesso a exames especializados. Entre eles, mamografia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria, coleta de patologia clínica, endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, prótese e pacientes com deficiência.
O prefeito Simão Pedro da cidade de Orós que preside com consorcio esteve acompanhando a entrega do veículo, juntamente com vereadores daquela cidade. Os prefeitos, Wilson Alves de Ipaumirim e Laura Alencar de Baixio também compareceram além do presidente da câmara de vereadores de Umarí Klebson Izidro os vereadores Onofre e Lilí de Bem e o vice-prefeito Sandro.
Simão, destacou a importância da conquista para o município de Umarí e sobre tudo a preocupação da prefeita Neide para que seu município fosse contemplado com este veículo.
O diretor da policlínica Kleber Macedo, lembrou que o módulo de transporte sanitário como é chamado, este carro, servirá apenas para os pacientes destinados aquele órgão, não podendo ser usado para outra função.
A busca pela melhora nos indicadores da saúde, no social, na educação, por parte da prefeita Neide, também foram destacadas durante entrevista para nossa equipe pelo diretor, que ainda acrescentou que esta determinação da gestora conquistou a simpatia dos que fazem consórcio.

Por fim, a prefeita Mirineide Pinheiro (Neide) comentou sobre esta sucedida parceria, frisando inclusive que o município repassa mensalmente cerca de 20 mil reais para beneficiar seus munícipes com atendimentos que antes só eram disponibilizados nos grandes centros e a população carente não tinha acesso.
A prefeita ainda lembrou a todos, das reformas nas UBS’s da sede, Logradouro e Pio-X, anunciando que outras conquistas como um veículo do NASF adquirido recentemente bem como nos próximos dias, mais um carro pelo FECOP (Fundo Estadual de Combate a Pobreza) estará sendo licitado e fazendo parte da frota do município que estava sucatada. A prefeita também disse que está trabalhando para conseguir recursos e reformar o hospital municipal.
Em breve o veículo estará servindo a comunidade, após legalização de toda a documentação junto aos setores competentes de trânsito.
OUTRA B
OA NOTÍCIA:
Enquanto se pronunciava, a prefeita fez o anuncio que após muito trabalho conseguiu tirar o município da inadimplência, ou seja, a situação de Umarí junto às instituições, como governo federal e estadual era lamentável. Eram ao todo 18 pendencias, deixadas pela gestão passada que ainda impediam o município de celebrar convênios.
ASCOM/PMU
Fotos: Cristiano Rodrigues.