19-NOV-2015

19 de novembro dia da Bandeira

19 DE NOVEMBRO DE 2015
Administração Umari Rumo ao Progresso lembra o dia da Bandeira hasteando os pavilhões, Nacional, Estadual e Municipal com as presenças das crianças-alunos da creche e escola de ensino fundamental da sede do município.
É mais uma forma de reavivarmos da história além de inculcarmos nas novas gerações os significados dos escudos identificadores do estado brasileiro.
A banda de música Maestro Cirilo Alves presente nos momentos festivos e patrióticos homenageou o momento tocando o Hino Nacional e da Bandeira.
A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).
A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com estrelas brancas (atualmente 27) e com uma faixa branca, que contém a frase: "Ordem e Progresso". Cada elemento da bandeira possui um significado:
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
· A
marelo: representa as riquezas minerais do solo;
· Azul: o céu;
· Branco: a paz;
· Estrela
s brancas: representam cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
·A frase "Ordem e
Progresso": influência de Auguste Comte, filósofo francês fundador do positivismo.