15-SET-2015

Umari presenteia munícipes com as comemorações alusivas aos 59 anos de emancipação política

15 DE SETEMBRO DE 2015
O convite foi feito, todos fomos e não nos decepcionamos.
Foram várias atividades realizadas ao longo dos quatro dias comemorativos. No sábado dia 12/09 tivemos os JIUS com a presença em massa de todas as escolas municipais, os quais se estenderam todo o dia, com lanhes e almoço para os presentes. A escola vencedora EEF Antonio Ferreira Viana do Sítio Cachaço recebeu uma xerocopiadora multifuncional. Neste ínterim, os componentes da banda de música Maestro Cirilo Alves receberam novo uniforme e, diga-se que ficaram muito elegantes.
A programação do dia 13 se deu conforme a proposta inicial. As escolas municipais realizaram uma verdadeira transformação na avenida entre a Secretaria de Educação e o Paço municipal organizando as barracas para o Fest Paic, que a partir das 15 horas, ocorreriam as apresentações de peças teatrais com temas atuais e importantíssimos como a água, literatura, à escola sob a ótica infanto-juvenil com contos de princesas, rosas, fantasmas, lobos, bruxas, entre outros, além dos cantores mirins acompanhando algumas das apresentações, animados por um espaço de tempo pelo palhaço do circo fuxiquinho.
E, à noite não faltaram bênçãos, libertação e louvores que revigoraram os presentes antes mesmo de chegarem a seus domicílios pelas falas, orações e testemunhos de pastores representantes das Igrejas Evangélicas existentes em nosso Município. Segundo a pastora Francisca, "Umari se deu o melhor presente ao lembrar em convidar o Rei do universo para seu aniversário! demoraram 59 anos, mas chegou a vez!". O marco maior foi registrado com o show gospel na voz da cantora Cris Mel que convidando os presentes, cantou e louvou presenteando o aniversariante e seus munícipes, fechando o dia com o melhor dos presentes.
Corridas - atletismo, jegue, ciclista e pedestre, iniciaram as atividades do dia 14. Às dezenove horas, no Centro Integrado do Idoso Mãe Dôrete, se deu a solenidade de Título de Cidadão Umariense e Comenda às pessoas que, neste 59 anos contribuíram para o crescimento e desenvolvimento econômico. Concomitantemente, enfrente ao placo ocorriam apresentações dos artistas da terra e por último a festa dançante somente parou quando a banda de música Maestro Cirilo Alves chegou para a alvorada festiva às 5 hs da manhã do dia 15.
Às 8 hs solenidade de hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, com a banda de música Maestro Cirilo tocando os respectivos Hinos. Na sequencia, celebração da Santa Missa pelo Reverendíssimo Padre José Luismar Rodrigues, na Matriz de São Gonçalo do Amarante. Após o momento solene passamos às inaugurações, na sede, "ampliação e reforma da Creche Paula Francinete de Oliveira Pedrosa; ampliação e reforma do Posto de Saúde Hermenegilda Paulina de Sousa; reformas da EEF Padre Manuel Pereira e Creche Rita Ferreira de Alencar no Distrito do Pio X".
Às 15:30 hs tivemos o desfile das escolas municipais públicas e privadas, estaduais, serviços de convivência - criança, adolescente e idoso acompanhadas por bandas de músicas dos municípios de Triunfo e Cajazeiras/PB, do Icó/CE e a banda local Maestro Cirilo Alves, de uniforme novo e que também estava de parabéns, pois neste anos de 2015 completa 89 anos de fundação.
O baile/falsa ficou por contas das crianças (59 casais convidados), MARAVILHOSOS(AS)/LINDOS(AS)/BELÍSSIMOS((AS) seguida de uma singela recepção, show de humor, escolha da rainha do município. As palavras dos gestores com breves retrospectivas sobre as muitas ações do governo da prefeita Neide e vice Sandro nos últimos doze meses antecederam a festança que se deu até as quatro horas da manhã do dia 16.
Parabéns a todos as secretarias municipais que se empenharam para a realização das festividades e, principalmente, a todas as pessoas que contribuíram para alindarem as comemorações dos 59 anos de emancipação política de Umari/CE.