02-SET-2015

Formadores do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC no Município de Umari-CE realizam semana de formação

02 DE SETEMBRO DE 2015
O Programa Alfabetização na idade Certa - PAIC, segundo sua proposta, é um programa de cooperação entre o Governo do Estado e os 184 municípios cearenses que tem como escopo apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o final do terceiro ano do ensino fundamental.
Para alcançar estes objetivos o PAIC propõe uma intervenção sistêmica que é executada através de cinco eixos:
? Eixo de Alfabetização
? Eixo de Gestão Municipal
? Eixo de Educação Infantil
? Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor
? Eixo de Avaliação Externa

A equipe do PAIC da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC sob a Administração Umari Rumo ao Progresso, prefeita Neide vice Sandro, é composta por:
Maria Elânia Ferreira Araújo - Gerente
Edneida Gomes e Silva - Formadora (Língua Portuguesa)
Rivanalda Gouveia Moreira - Formadora (Matemática), ambas do "3º ao 5º anos"
Elaine Macena César- Formadora (Língua Portuguesa e Matemática)
Maria do Céu Parnaiba Gomes- Formadora (Língua Portuguesa e Matemática), ambas do "1º e 2º anos"
Maria Sônia do Nascimento - Formadora (Educa
ção Infantil)
Esses profissionais tem-se empenhado em executar as ações do PAIC de forma a engrandecer o conhecimento por parte dos alunos usando metodologias específicas, contudo dinâmicas, cujos resultados vem colocando a educação do Município de Umari em destaque na região da CREDE 17 e no Estado do Ceará.
Os resultados do SPAECE ALFA publicado em 20/06 - Língua Portuguesa e Matemática (5º ano), 3º lugar no Estado do Ceará, o 1º lugar na CREDE 17 e 23º no Estado do Ceará em Proficiência, dão a dimensão do desempenho daquela equipe.
Para os diretamente envolvidos, a primeira motivação parte de suporte logístico dos gestores para os encontros regionais e estaduais, mas, precipuamente nas formações in loc, "realizamos formações tanto na sede quanto nas comunidades. Na sede trabalhamos todas as unidades de ensino de acordo com o ano. Já nas comunidades juntamos os educadores daquela região" - segundo a fala da gerente.
As formadoras pontuam que, o compromisso dos professores, diretores, coordenadores, de: "aplicar em sala de aula as propostas das formações," geram os atuais resultados elevando a educação de nosso Município aos primeiros lugares na região e no Estado; "o que repassamos nas formações se evidenciam no aprendizado dos alunos; o compromisso de todos e por todos, mais os embasamentos das formações redundam em qualidade educacional, são essenciais para alcançar as transformações objetivadas pelo PAIC".
O secretário da pasta, Robson Miguel disse-nos está sendo um privilégio e um prazer trabalhar com sua equipe. Além do compromisso pessoal, o profissional se sobressai nos resultados que estamos obtendo. Queremos parabenizar a todos e todas que realizam o PAIC de Umari, e em especial a nossa prefeita Neide pela confiança a nós dispensada.