20-AGO-2015

Umari de parabéns em evento da saúde

20 DE AGOSTO DE 2015
A conferencista da VII Conferência Municipal de Saúde de Umari, a Dra. Luciana Barreto, representante da 17ª Célula Regional de Saúde - CERES, os responsáveis, a Administração Umari Rumo ao Progresso prefeita Neide e Vice Sandro, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS - CMS e o Conselho Municipal de Saúde estão de parabéns pela realização do evento.
Segundo ela, "é o município com o maior número de pessoas presentes dentre os cinco municípios de nossa região em que ela esteve atuando como palestrante. Outro destaque se dá pelo fato de que o município de Umari, que compõe a 17ª CERES é único que está equiparado ao número de conferências realizadas pelo Estado!".
O tema para discussão nas conferências está sendo "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro". As pré-conferências realizadas nos dias 18 pela manhã no Distrito do Logradouro, à tarde no Distrito do Pio X e no dia 19 na sede pela manhã, foram um sucesso e a conferência magna condensaram os trabalhos.
As conferências são instâncias de controle social deliberativa, e por concentrarem o maior número possível de pessoas da sociedade civil organizada, dos usuários, de profissionais de nível superior, médio, técnico e outros dentre os vários segmentos, e os gestores constroem conjuntamente as diretrizes para a política de saúde que contemplem o município, a região, extensivas ao debate nas conferências estadual e federal.
Após o credenciamento dos presentes (acima de 200 pessoas) seguido de café da manhã, se passou a composição da mesa - prefeita Neide, vice Sandro, secretário de saúde João Ramos, presidente do CMS Josué Jr., representante do CESAU Cícero Dias, representante da 17ª CRES Dra. Luciana Barreto, representante da Câmara do Legislativo o vereador Francisco Herli Ferreira dos Santos, representando os secretários Clodoaldo Bezerra, representante dos profissionais da saúde Dr. Adauto Balbino e representante dos usuários e entidades o Sr. João Rogério Sobrinho.
A seguir foram executados os Hinos do Município e Nacional. O momento cultual ficou por conta da apresentação do Grupo de Flautas Doce Luah do Sertão (composto de crianças) do Instituto Gamaliel do Sertão, nesta. Na sequência se deram as falas das autoridades da mesa, onde todos, além das boas vindas foram eloquentes na importância da conferência, destacando sempre o tema desta e os impactos para a saúde municipal e da região.
Desfeita a mesa, todos foram convidados a permanecerem no local. O cerimonialista Willame Feitosa anunciou o presidente do CMS Josué Jr. para ler a resolução do CMS convocando esta VII Conferência Municipal de Saúde, ao final declarando aberta a mesma. Logo após a conferencista Dra. Luciana Barreto discorreu sobre o tema, seguido do debate e questionamentos dos presentes. Seguindo a programação, foram divididos os grupos de trabalhos em oito eixos temáticos:
I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II - Participação Social;
III - Valorização do trabalho e da educação em saúde;
IV - Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
VII - Ciência Tecnologia e Inovação do SUS;
VIII - Reformas democráticas e populares do Estado.

Às doze horas serviu-se o almoço retornando as atividades às treze horas com as plenárias deliberando acerca das propostas discutidas e apresentadas pelos eixos.
Outro momento democrático nas conferências é a eleição para os delegados que irão representar e levar as propostas elencadas para VII Conferência Estadual de Saúde, nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro, do corrente ano em Fortaleza.
Encerrando as atividades do dia, o Secretário de Saúde João Ramos, ressaltou mais uma vez que Umari vivenciou, no percurso desta semana (18/08 a 20/08) vários momentos democráticos, onde todos, gestores, legisladores, entidades, usuários, profissionais, trabalhadores e munícipes em geral foram construtores da política municipal de saúde, extensivo aos representantes da 17ª CERES. Reiterou sinceros agradecimentos à todos que contribuíram para a realização deste dia em nosso município.