https://fonts.googleapis.com/css?family=Roboto+Slab
 
NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 119 dia(s)

Contribua na elaboração do Plano Plurianual - PPA do município de Umari

PPA 2022-2025 para o municipio

#AssistênciaSocial Há 159 dia(s)

CAMPANHA FAÇA BONITO

O PREFEITO PARTICIPOU DA ABERTURA DA CAMPANHA JUNTO AOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO A FRENTE DOS TRABALHOS

#Cultura Há 175 dia(s)

Mapeamento e atualização de cadastro de artistas e profissionais que trabalham com arte e cultura de Umari.

O mapeamento vai de 3 até dia 31 maio por meio digital ou no centro de Cultura

#bolsaatleta Há 186 dia(s)

Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv)

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) divulga, nesta terça-feira (20), o resultado parcial do processo seletivo para a Bolsa Esporte do Programa Ceará Atleta.

#covid Há 193 dia(s)

NÃO ESQUEÇA DE TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA COVID19.

Para efetivar a imunidade contra covid19, a segunda dose é importantíssima. A maioria das vacinas existente no mercado exigem duas doses para criar uma proteção mais eficiente.

#MeioAmbiente Há 201 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente adquiriu mudas de árvore Sábia

Secretaria de Meio ambiente adquiriu mudas de árvore sábia para o reflorestamento das margens do Riacho do Canto e Jenipapeiro.

#Cultura Há 236 dia(s)

Inscrições abertas em cursos técnicos na área da Cultura

Inscrições abertas até 4 de Março no site Arte Urgente

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito