CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#covid 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UMARI CHEGA A FAIXA DOS 100% DA SUA POPULAÇÃO ADULTA VACINADA chegamos aos 100% da população adulta VACINADA contra a Covid-19, nos alegramos e ao mesmo tempo solicitamos aos nossos munícipes que não descuide das formas de proteção.
#covid 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÃO ESQUEÇA DE TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA COVID19. Para efetivar a imunidade contra covid19, a segunda dose é importantíssima. A maioria das vacinas existente no mercado exigem duas doses para criar uma proteção mais eficiente.
#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UMARI REALIZA ADESÃO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Apresentação

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:

a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;

b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;

c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;

d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;

e) Monitoramento e Avaliação do Programa.

Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:

(1) trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;

(2) permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes; e

(3) promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.

Nos quadros a seguir, estão expostos os tópicos principais do Projeto Municipal, elaborado no processo de adesão ao PSE pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e, na seqüência, a proposta da Agenda de Educação e Saúde, como estratégia de implementação nos territórios da escola.

O que é o Projeto Municipal?

O Projeto Municipal é um dos requisitos do processo de adesão, como "leitura técnica" da situação municipal, elaborada para iniciar o processo de construção coletiva para a ação, visando a implementação do PSE. Documento desenvolvido a partir da articulação de informações de diversas fontes, acessíveis nas bases de dados dos órgãos federais, estaduais e municipais. O Projeto identifica as prioridades e aspectos que precisam ser redimensionados e/ou qualificados no âmbito das ações de educação e saúde no território municipal.

Em uma espécie de "recorte" da área de atuação, o Projeto Municipal delimita os territórios de responsabilidade, definidos segundo a área de abrangência das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e define o conjunto de escolas integrantes de cada território, apresentando informações sobre:

• O diagnóstico situacional com as questões referentes a determinantes sociais, cenário epidemiológico e modalidades de ensino das escolas vinculadas às equipes da ESF e que atuarão no PSE;

• O mapeamento da Rede SUS de AB/SF e das Redes de Ensino - estadual e municipal, criando espaços comuns, os territórios de responsabilidade;

• As atribuições das equipes da ESF e das escolas em cada um dos territórios de responsabilidade, quantificando o número de escolas, de estudantes de cada estabelecimento e as questões prioritárias do perfil desses alunos. Definição dos responsáveis das áreas da saúde e da educação pelo projeto dentro de cada território;

• A identificação das instituições de ensino atendidas pelo Programa Saúde na Escola. Definição do professor responsável pela articulação das ações de prevenção e promoção da saúde na escola.

O que é a Agenda de Educação e Saúde?

A Agenda de Educação e Saúde é uma estratégia fundamental de implementação das ações compartilhadas nos territórios municipais. São escolhidos "recortes" do território integrando escolas e unidades de saúde, a fim de gerar uma articulação das práticas. A Agenda definirá as propostas comunitárias para estes microterritórios onde as escolas estão inseridas, refletindo as expectativas comunitárias em relação à interface educação e saúde.

No âmbito da escola as atividades de planejamento e gestão do coletivo, formulação dos inventários detalhados e da condução de processos participativos integrados aos estudos e ao Projeto Político Pedagógico representam uma oportunidade impar para os exercícios de cidadania.

Por meio do diálogo entre comunidade escolar e equipe da Estratégia Saúde da Família, a Agenda de Educação e Saúde envolve interlocuções entre diferentes setores da sociedade e dos programas/políticas já em desenvolvimento na escola e com parceiros locais.

#covid 01/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Informações e esclarecimentos sobre a vacina contra o COVID-19 para a população UMARIENSE alguns esclarecimentos sobre a segunda remessa da vacinação contra o COVID-19 para a população UMARIENSE
#Saúde 29/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Umari, faz barreias sanitárias pra prevenção ao COVIDE-19

A Prefeitura de Umari, desde o início da pandemia, vem realizando ações de prevenção ao corona vírus (covid-19). Com informações e orientações, como também, com barriras sanitárias nas estradas da cidade, para maior segurança da população.

UMARI NO CAMINHO CERT

#Saúde 21/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação de Prevenção ao Corona Virus

A Prefeitura de Umari, desde o início da pandemia, vem realizando ações de prevenção ao corona vírus (covid-19). E através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza abordagens com orientações e informações sobre a doença, para que possamos continuar até o fim dessa pandemia sem nenhum caso registrado. A administração Umari no Caminho Certo continua se empenhando ao máximo para zelar pela saúde dos seus munícipes.

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 04/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Entrega de Veículos para o Setor de Vigilância em Saúde do Município.
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 29/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO QUINZENAL REUNIÃO QUINZENAL DO COMITÊ MUNICIPAL CONTRA AS ARBOVIROSES E ENTREGA DAS CAMISAS DA EQUIPE DO COMITÊ. MOMENTO DE MUITO APRENDIZADO E ENRIQUECEDOR PARA TODA A EQUIPE DE SAÚDE!
#Saúde 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENÇÃO POPULAÇÃO DE UMARÍ! O COMITÊ MUNICIPAL CONTRA AS ARBOVIROSES DE UMARÍ JÁ CONTA COM UM NÚMERO DE TELEFONE E TAMBÉM WHATSAPP PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO UMARIENSE. MAIS UMA REALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO GOVERNANDO COM O POVO !
#Obra 29/06/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gestão entrega obra reformada e ampliada de posto de saúde em Distrito A Administração Umari Rumo ao Progresso nas pessoas da prefeita Neide e vice Sandro entrega dentro de sua gestão e no terceiro ano do mandato o posto de saúde ao Distrito do Pio X, uma grande conquista para os moradores da comunidade que estão satisfeito com os serviços prestados àqueles.
Presentes na ocasião autoridades municipais, representantes legislativos estaduais e municipais, profissionais e várias pessoas da comunidade.
A atual estrutura está digna tanto da equipe profissional e funcionários quanto dos usuários que se sentem bem acolhidos.
Nas palavras da enfermeira Daniely, a prefeita e equipe estão de parabéns pelo feito, “a comunidade há muito necessitava de um espaço como o atual, pois enquanto os profissionais se empenhavam, as ausências de uma estrutura digna e confortável desestimulavam a procura pelos usuários. Agora está muito diferente e em nome dos funcionários e da comunidade agradecemos a prefeita Neide por nos conceder este belo espaço para nosso trabalho, estamos mais motivados a darmos o melhor de nós no exercício de nossas funções. Muito obrigada”.
Dr. Nino, lembrou que o alicerce primeiro foi em sua gestão na década de 1990 e que se sente muito honrado em ver que daquelas primeiras ações em prol da saúde daquela população são fato contínuos na gestão de Neide e Sandro. “Estão todos de parabéns”.
A diretora do Hospital de Pequeno Porte - HPP, Vania, ressaltou a importância daquela unidade de saúde na flexibilização do atendimento, pois os usuários atendidos naquele posto evitará o deslocamento para a sede do município, apenas em casos mais graves como urgência e emergência. Agradeceu e parabenizou em nome das equipes da saúde a conclusão e entrega da unidade.
Segundo o secretário de saúde João Ramos dos Santos, este é o primeiro dos três postos, cuja obras em andamento, entregue. As outras duas unidades se encontram em andamento e que esta é apenas o início das mudanças proposta pela gestão municipal.
Tivemos ainda a fala do representante da deputada Laís Nunes que lembrou aos presentes que a demora na liberação de recursos e obras para nosso município tem-se dado pelo estado de inadimplência deixado pela gestão anterior que emperra a entrada dos recursos, mas que este momento marca as mudanças realizadas pela equipe da prefeita Neide que tem como compromisso maior o bem-estar da população umariense.
O vice-prefeito Sandro ressaltou que como primeiro passo, Neide, o posto está a altura dos nossos munícipes e que é só o começo, pois temos muito a oferecer e fazermos.
Por último tivemos a fala da prefeita que estava duplamente realizada, pois, como filha daquela comunidade e conhecedora da realidade sente-se compelida a realizar esta e outras obras e benefícios para todo o município, mas particularmente para o Distrito do Pio X. “É uma honra estar como gestora em minha terra natal, pois é meio de realizar desejos pessoais e comunitários em benefício de nossos municípes”.
www.umari.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 01:50:08